DISCÓBOLO DE MIRÓN- SÍMBOLO DA EDUCAÇÃO FÍSICA

quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Quando o treino engorda?



Você que treina diariamente e quer perder aqueles quilos que estão sobrando em seu corpo, faço uma pergunta direta:

Seu treino resolve?

Está é uma pergunta muito comum e a resposta já não é tão fácil assim, pois muitas pessoas passam horas nas academias na tentativa de possuir um corpo definido com a mínima porcentagem de gordura, mas será que horas treinando é o ideal para se emagrecer. Agora nas próximas linhas vamos discorrer sobre este assunto.

Em um passado não muito distante, a técnica passada por muitos profissionais para se perder peso seria passar muito tempo em cima de uma esteira ergométrica ou qualquer outro ergômetro ou mesmo correr em uma pista de atletismo com uma intensidade aeróbica de treino de leve a moderada, com isso consumia lipídeos como fonte de energia primária, então como resposta você emagreceria.

No parágrafo anterior indica que atividade aeróbia leve a moderada emagrece, está afirmação não está errada, isso porque, a gordura é fonte de energia lenta, porem algumas pesquisas realizadas em uma Universidade de Munique relata que passar horas em uma atividade aeróbia de baixa à moderada intensidade pode ser mais engordativa porque deixa a pessoa com mais fome quando acaba de treinar, levando ao exagero na hora de comer sem perceber, e isso se deve a um aumento da secreção de um hormônio chamado grelina, que desperta a sensação de fome no cérebro. Então em treinos longos a secreção desse hormônio aumenta, enquanto que em treinos curtos os níveis de grelina se mantém estáveis.

Depois desta informação você deve estar pensando que treinou errado a sua vida inteira. Podemos dizer que sim se você faz uma alimentação errada ou que ficam horas no aeróbio sem repor energia com um bom isotônico, estas duas formas errôneas podem ser corrigidas. A primeira é se alimentar a cada 3 horas aproximadamente 6 refeições com pequenas porções e evitar gorduras, com isso você não come demais depois do treino e a segunda, é não ficar horas fazendo exercício aeróbio sem repor energias, porque você depois de um tempo irá começar a utilizar proteína como fonte de energia e com isso perderá seu tecido muscular, então consuma um carboidrato a cada 15 minutos. Estas duas situações evitam que você aumente seu tecido adiposo, pois não adianta fazer aeróbio e depois comer o dobro de calorias que você queimou e também não adianta ficar muito tempo no exercício e queimar seus músculos como fonte de energia, então se atente a estas situações.

Voltando a falar sobre a secreção do hormônio grelina, já citado anteriormente, procede que em treinos com maior intensidade e menor tempo este hormônio fica estável e é este treino que eu defendo para quem quer emagrecer, não que o citado anteriormente esteja errado.

Quando se treina em alta intensidade intervalando com moderada ou baixa intensidade, você utiliza mais calorias, além de trabalhar tanto o sistema energético aeróbio como o anaeróbio, fazendo com que mesmo após o treino você continue com seu metabolismo alto, desta forma o gasto energético continua alto e como consequência suas gorduras extras vão "derreter". Depois desta explanação você deve se estar perguntando: Mas se eu estou em alta intensidade vou utilizar carboidratos como fonte primaria?

A resposta é sim, mas você tem que pensar da seguinte forma. Quando o treino é intenso intervalado com pequenos períodos de recuperação mais leves, no final do treino o total de calorias queimadas será maior do que um treino de moderada a baixa intensidade, então nessas condições a gordura mobilizada em relação ao carboidrato será menor, só que no gasto total é maior devido ao maior consumo de calorias em relação ao treino com menos esforço. Então no treino mais intenso queima-se mais gordura devido a um maior gasto calórico mesmo sendo o carboidrato a fonte primaria de energia e o lipídeo como fonte secundária. A única baixa deste treino é que se exercitar em alta intensidade o risco de lesões aumenta, então cuidado.

Podemos dizer então que o treino intenso você consegue emagrecer mais rápido em relação ao treino mais moderado e leve ou até mesmo não emagrecer e o pior, até ganhar gorduras com o treino mais prolongado, então fique atento a esta situação, porem o profissional de educação física tem que avaliar as condições físicas das pessoas para poder passar o melhor treino, para evitar qualquer risco à saúde e sim, trazer benefícios.

Agora o fato de engordar no treino leve é muito relativo a cada pessoa e também a sua alimentação, pois se você fizer uma dieta hipocalórica e queimar calorias em uma sessão aeróbia, você naturalmente irá perder gorduras de suas células adipócitas, o que difere o treino mais intenso é a velocidade com que você conseguirá perder estes lipídeos, que sem dúvida será muito mais rápido.
Resumindo, os dois treinos trazem benefícios, cada um ao seu modo, então procure o que se encaixe melhor a você e fique de olho em sua alimentação, pois um balanço calórico negativo é fundamental para quem deseja eliminar gordura, para isso o mais indicado é procurar um nutricionista para uma melhor orientação e em relação ao treino procure um educador físico para passar o melhor treino.