DISCÓBOLO DE MIRÓN- SÍMBOLO DA EDUCAÇÃO FÍSICA

quinta-feira, 14 de julho de 2011

Exercício Físico durante a Gravidez: Faz bem ou mal?


Há uma dúvida muito comum entre as pessoas, especialmente as mulheres que estão grávidas, afinal fazer exercício físico na gravidez faz bem?

Apesar de inúmeros comentários que relatam que exercícios físicos fazem mal a saúde da mulher durante a gravidez, muitos estudos contrários relacionados a este tema contestam está teoria retrograda e afirmam que os exercícios físicos só trazem benefícios.

Embasado em que os exercícios físicos fazem bem, então podemos afirmar que os exercícios promovem a melhora do tônus muscular, da força, da resistência e da flexibilidade, o que ajudará o corpo da mulher a carregar o peso extra da gravidez, prepara o corpo da mulher para o esforço do parto e ainda corrobora para uma recuperação mais rápida da forma física após o nascimento do bebê, diferentemente de uma mulher que é sedentária onde a forma física fica comprometida principalmente no que tange à diminuição do peso corporal.

O exercício físico na gravidez também se traduz em alguns outros benefícios, que são os seguintes:

- Menor ganho de peso e adiposidade materna;
- Diminuição do risco de diabetes;
- Diminuição das complicações obstétricas;
- Menor risco de parto prematuro,
- Melhora da capacidade física;
- Diminuição do risco de depressão pós-parto;
- Diminui as dores nas costas;
- Diminui os inchaços nas articulações.

A falta de informação é a maior barreira entre a gravidez e o exercício físico, porem nunca pratique um exercício físico sem antes consultar um obstetra que é o médico especialista na área, somente ele poderá liberar a mulher grávida para a realização de exercícios físicos, por que algumas mulheres podem apresentar alguns problemas de saúde durante a gravidez o quê pode causar algum risco durante atividades físicas, mas se o médico liberar a prática dos exercícios, o profissional de educação física deve ser capacitado para proceder com o treino que melhor se encaixe no período da gestação e sempre ter o acompanhamento do educador físico durante as atividades e também ter o acompanhamento do médico obstetra durante toda a gravidez e se durante a realização da atividade física a mulher sentir qualquer desconforto, parar imediatamente a prática do exercício e se estes sintomas apresentados continuarem deve procurar seu médico para saber o motivo deste desconforto.

Continuando nesta linha de raciocínio temos duas contraindicações para o exercício físico a mulheres grávidas que apresentam algum problema de saúde desconhecido ou conhecido:

Contraindicação absoluta: são alterações nas quais é terminantemente proibida a prática de atividade física e são elas: doença miocárdia; insuficiência cardíaca; doença reumática; tromboflebite; embolia pulmonar; risco de prematuridade; hemorragia interna; hipertensão; nenhum atendimento pré-natal.

Contraindicação relativa: são alterações que depende do grau patológico e são elas: anemia; doença cardíaca conhecida; doença da tireoide; diabetes melitu; obesidade excessiva; sedentarismo.

Vamos agora discorrer sobre alguns sintomas que podem ocorrer durante a prática do exercício físico em que a mulher deve parar imediatamente o exercício e procurar o médico obstetra: Dor de qualquer tipo; contrações uterinas; hemorragia vaginal; dificuldades respiratórias; vômitos; edema generalizado; desmaios; tonturas; palpitações; taquicardia; distúrbios visuais; diminuição da atividade fetal.

Lembrando que estas são algumas situações que podem ocorrer com a mulher no estado de gravidez, porem nas contraindicações o médico é qualificado para tais diagnósticos, e neste artigo são apenas citações de alguns problemas que podem ser atribuídos à relação entre gravidez e saúde da mulher grávida  e que o médico obstetra pode proibir ou liberar com algumas restrições as atividades físicas.

Os exercícios mais indicados para a grávida após liberação médica são hidroginástica, caminhada, bicicleta ergométrica, alongamento, yoga, musculação, natação e pilates. Na hidroginástica a temperatura da água deve estar entre 28° a 30 ° C, ao andar de bicicleta prefira as ergométricas nas academias, pois evitam quedas.

A respeito da intensidade nos exercícios de musculação e nos exercícios aeróbios prefira a intensidade de leve a moderada, na musculação trabalhe a intensidade entre 50% a 70% de 1RM (repetição máxima=100%) realizando 03 séries com 10 a 12 repetições e nos aeróbios a intensidade deve variar entre 50% a 70% da FCmáx (frequência cardíaca máxima) realizando 30 minutos de caminhada e dependendo do estágio da gravidez e da condição física da grávida pode-se aplicar corrida leve de 30 minutos ou também realizar 30 minutos de bicicleta ergométrica. Estes são apenas dicas de tempo, séries e repetições a serem aplicados ao treino, para outros treinos procure seu educador físico, porem as intensidades deve ser as respectivas relatadas neste artigo.

A explicação objetiva para a intensidade na gravidez não ser muito elevada durante os exercícios se dá devido a alterações fisiológicas, entre elas, o aumento do consumo de oxigênio em torno de 10% a 20% e também o aumento da frequência cardíaca devido a alterações no sistema vascular em torno de 10 a 15 batimentos por minuto.

 Vamos passar algumas recomendações para exercícios durante a gravidez:

° manter a atividade aeróbica em intensidade de leve a moderada;
° evitar  treinos com a frequência cardíaca superior a 70% da FCmáx;
° evitar exercícios de grande impacto, como saltos, voleibol, basquete e futebol;
° os exercícios resistidos também deve ter a intensidade de leve a moderada;
° evitar a contrações isométricas, pois elevam a pressão arterial muito rapidamente;
° evitar exercícios na posição supinada (decúbito dorsal);
° evitar exercícios na posição pronada (decúbito ventral);
° evite a realização de exercícios com movimentos bruscos;
° qualquer sintoma de dor parar imediatamente o exercício e procurar seu médico;
° previna a desidratação, fazendo a ingestão de água ou algum isotônico.

Para terminar vamos tirar outra dúvida referente ao tempo de retorno às atividades físicas após o nascimento do bebê, muitos estudos relatam que após 40 dias a mulher já tem condições de voltar a sua prática de exercícios físicos, porem quem melhor indicará está volta aos exercícios é o médico obstetra que poderá ser menor ou maior que 40 dias.

O mais importante é que a mulher neste estágio de sua vida se sinta bem e tenha uma excelente qualidade de vida durante e depois da gravidez e para isso a atividade física é extremamente importante, salva as devidas restrições apresentadas pelo médico quando assim houver e que o profissional de Educação Física é extremamente capacitado a passar treinos a mulheres grávidas.

Bons Treinos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário