DISCÓBOLO DE MIRÓN- SÍMBOLO DA EDUCAÇÃO FÍSICA

terça-feira, 16 de agosto de 2011

Qual melhor exercício aeróbio: Caminhar ou Correr?



Está pergunta é muito frequente no mundo das academias de musculação, afinal qual é o melhor treino aeróbio, a caminhada ou a corrida, você sabe qual é o melhor destes dois exercícios aeróbios?

Bom, primeiramente vamos destacar que ambos os exercícios aeróbios fazem bem a saúde, tanto caminhar quanto correr irá trazer inúmeros benefícios ao seu corpo, o que diferencia o caminhar da corrida é a intensidade do treino, trazendo um estado de fadiga mais elevado na corrida.

A atividade aeróbica é excelente para queima de lipídeos (gorduras), gasto calórico, condicionamento físico, melhora do estereótipo, condicionamento do sistema cardiorrespiratório, condicionamento do sistama cardiovascular e você consegue estes benefícios tanto na caminhada como na corrida, só que alguns objetivos são destacados mais rapidamente com a corrida, como por exemplo, o condicionamento cardiorrespiratório, tendo uma melhora no VO2máx mais notável, posteriormente vamos detalhar os benefícios da caminhada e da corrida.

Falando a respeito da caminhada, é uma excelente atividade física e trás grandes benefícios a saúde das pessoas, principalmente aquelas sedentárias que iniciaram uma atividade física, nesta fase o corpo passa por adaptações então a caminhada é mais indicada, nunca comece um exercício físico com intensidades elevadas, pois pode levar o corpo a um estresse elevado que ele não está acostumado e correndo um sério risco de lesões e sobrecarregando o coração que também não está acostumado a trabalhar em altas intensidades trazendo risco a saúde. Quem pensa que somente caminhar não emagrece está enganado, pois enquanto caminhamos estamos queimando calorias e como consequência também ocorre uma queima lipídica (gorduras), mas não adianta fazer uma caminhada de qualidade e depois realizar uma alimentação totalmente errada, com uma grande quantidade de gorduras saturadas e colesterol.

Para pessoas que iniciaram uma atividade física e escolheram a caminhada como meio de se manter em forma, procure começar com intensidade baixa, variando entre 50% a 60% da FCmáx (frequência cardíaca máxima) com duração que pode variar de 20 à 60 minutos, está variação vai depender da frequência do aluno na atividade e sua evolução durante os treinos. Está caminhada pode ser realizada de no mínimo 3 e no máximo 6 vezes por semana.

A corrida é uma atividade muito benéfica, porem deve-se respeitar alguns limites. Os limites que se devem ter são a respeito da intensidade do treino, pois quanto maior é a intensidade maior é o risco de lesões e gerando um desgaste muito maior do sistema cardiorrespiratório, cardiovascular e musculoesquelético, neste caso este treino é mais indicado para aluno intermediário e avançado. Quando você está correndo gera um maior gasto calórico do quê quando se está caminhado. O quê pode ocorrer é quanto se está correndo com elevada intensidade seu combustível primário de energia será a glicose que é obtida pelo sistema anaeróbio lático, utilizando carboidrato como fonte primária, mesmo assim quantidades relativas de lipídeos serão utilizadas como fonte secundária. Além do benefício a respeito de gorduras, também temos a melhora da aptidão do aparelho cardiorrespiratório e cardiovascular com um ganho mais relativo do quê na caminhada.

No treino com intensidades elevadas, pode-se variar entre 70% a 95% da FCmáx (frequência cardíaca máxima) com duração que pode variar entre 15 à 45 minutos e o treino pode ser realizado em dias alternados devido ao grande desgaste físico que é proporcionado durante este treino, estas variações irão depender da frequência e da evolução do aluno.

Lembrando que estas são apenas algumas dicas de como se treinar a caminhada e a corrida, para maiores informações procure seu educador físico e nunca se esqueça de antes de praticar qualquer atividade física procurar um médico para realizar um exame sobre sua saúde e também realizar uma avaliação física com um profissional de educação física.

Uma dica para quem já caminha há algum tempo e quer começar a correr, comece intervalando caminhada com a corrida onde você pode caminhar 2 minutos e correr 1 minuto, aplique na caminha 50% a 60% da FCmáx e na corrida aplique 70% a 95% da FCmáx e com a melhora do condicionamento aumente a corrida para 2 minutos. Importante, nunca treine sem acompanhamento de um profissional de educação física. Após um período de 6 a 8 semanas recomenda-se a troca do treino, para novos estímulos aeróbio ou anaeróbio. A caminhada ou a corrida pode ser realizada em pistas de atletismo, parques ecológicos, nas esteiras ergométricas nas academias ou em outro local desde que seja apropriado, procure usar roupas leves e calçados confortáveis e apropriados para o esporte.

Então ficou bem claro que a intensidade e o condicionamento físico de cada pessoa é o que dita o ritmo do treino. As atividades aeróbias leves a moderadas utilizam-se de lipídeos como fonte de energia primária como, por exemplo, a caminhada e trote leve, já nas atividades aeróbias mais intensas a fonte primária de energia será o carboidrato (glicose), porem como explicado anteriormente uma grande quantidade de lipídeos também participam no processo de gerar energia como, por exemplo, corrida moderada e corrida intensa. Para aquelas pessoas que passam muito tempo em um treino aeróbio, recomenda-se a ingestão de um isotônico para repor líquidos, sais minerais e açucares senão é bem provável que ocorra a gliconeogênese, onde proteínas dos músculos podem ser utilizadas como fonte de energia, causando prejuízo ao corpo.

Para concluir este artigo, podemos dizer que tanto a caminhada quanto a corrida faz bem a saúde, o que difere as duas é a intensidade que será aplicada ao treino e para isso um profissional de educação física é mais indicado para passar o melhor treino.

Bons Treinos!

http://twitter.com/#!/mcfabris

Nenhum comentário:

Postar um comentário