DISCÓBOLO DE MIRÓN- SÍMBOLO DA EDUCAÇÃO FÍSICA

segunda-feira, 14 de março de 2011

Quem corre precisa fazer musculação?

A cada dia que passa aumenta mais o número de pessoas que praticam corrida. É fácil entender os motivos:

* É uma atividade prazerosa, devido à grande liberação de endorfina;

* Baixo custo, pois para correr basta um tênis e a vontade de correr;

* Promove alto gasto calórico, contribuindo para o emagrecimento;

* Não há restrição, desde que a pessoa tenha feito uma avaliação médica e não tenha acusado nenhum problema de saúde, pois se tiver, por exemplo, pressão alta deverá ter um acompanhamento especializado (educador físico).

* Qualquer pessoa de qualquer idade pode correr.

* Seu coração ficará mais forte e trabalhará menos quando estiver em repouso, pois bombeará sangue para os seus músculos com menos força por causa da hipertrofia cardíaca.

* A propensão para doenças diminuirá.

Contudo, quase todo praticante de corrida reluta em fazer musculação. Também é fácil entender os motivos, afinal são atividades completamente diferentes. Verdade seja dita! Enquanto a corrida é uma atividade aeróbica, contínua e dinâmica, a musculação por sua vez é uma atividade anaeróbica, intervalada ou em circuito.

Muitos corredores tem o pensamento que musculação é somente para ganhar músculos e como consequência perde agilidade  e velocidade em suas corridas, mas estas pessoas estão enganadas, pois a musculação tem um campo muito amplo. Dentre os campos destacamos, hipertrofia, definição, manutenção, explosão muscular, fortalecimento entre outros.
 
Ocorre que a corrida é uma atividade que provoca um alto impacto nas articulações dos membros inferiores (tornozelo, joelho e quadril). Para se ter uma ideia do impacto causado em suas articulações durante a corrida, basta multiplicar por três o seu peso corporal. Por exemplo, para uma pessoa de 70 kg, o impacto em suas articulações equivale á 210 kg. Cruel, não é mesmo?! Pois bem, esse é o principal motivo para fazer um trabalho de fortalecimento muscular. E não tem outro caminho a não ser a musculação. Só há uma maneira de ganhar força: fazendo força!

Lembre-se que nossos músculos, tendões e ligamentos são as estruturas responsáveis pela estabilização das articulações. Logo, se sua musculatura estiver fraca, você estará muito mais suscetível á uma lesão. Por isso, para evitar possíveis lesões, garanta o seu trabalho de fortalecimento. Caso contrário é uma questão de tempo para se machucar.

Não brinque com a integridade de suas articulações, comece imediatamente seu treino de musculação! O resultado será surpreendente, tanto no aumento da segurança articular quanto na melhora de sua eficiência e performance!

Bons treinos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário