DISCÓBOLO DE MIRÓN- SÍMBOLO DA EDUCAÇÃO FÍSICA

quarta-feira, 30 de março de 2011

Como corrigir assimetria muscular?


Você sabe o que significa assimetria muscular? Não. Então vamos explicar o que significa e como corrigir este problema que acerca 90% da população brasileira.

Bom, todos têm simetria bilateral, ou seja, um lado esquerdo e um lado direito, quando os dois lados se equiparam nosso corpo está simétrico, mas quando ocorrem diferenças entre os lados do corpo daí encontra-se em assimetria.

A diferença ocorre por algumas razões, por exemplo, um lado dominante do seu corpo onde você tem mais destreza, como chutar uma bola, a mão que você escreve, então com isso ocorre uma maior solicitação deste lado do seu corpo, contudo o lado oposto será menor trabalhado onde propiciará uma desigualdade de simetria, também podemos acrescentar motivos genéticos para está desigualdade. E está disparidade pode ser tanto de força (ter maior força em um braço) quanto de circunferência (ter um braço maior que o outro), mas não fique neurótico, pois pequenas diferenças é normal e aceitável, o que não podemos aceitar são diferenças grandes, por exemplo, de 3cm ou mais, daí deve-se procurar um orientador físico para corrigir este problema.

Para corrigir estas diferenças o melhor treino é aquele em que você trabalha exercícios unilaterais, ou seja, trabalhar os lados do corpo de maneira individual, pois nesses exercícios você trabalha volume, intensidade e densidade da mesma forma, para isso halteres e cabos em polias são recomendados. Exemplo disto é trabalhar com halteres de mesmo peso e repetição igual para cada lado, deste modo será impossível fazer mais força em algum dos lados e com o tempo você conseguirá diminuir e até igualar está diferença.

Uma dica para quando for fazer exercício unilateral é começar pelo lado em que você tem maior dificuldade de executar as repetições, assimilar o melhor peso e depois com o mesmo peso realizar o outro lado do corpo.

Cuidado com falsas possibilidades de corrigir a assimetria, por exemplo:

* Colocar pesos diferentes para corrigir a disparidade;

* Fazer mais repetições do lado mais fraco para sanar a diferença;

* Realizar uma série a mais do lado mais fraco para equiparar com o mais forte.

Confira exemplos de alguns exercícios para melhorar sua simetria:

Peitoral: Crucifixo, Fly Inclinado, Crucifixo Declinado, Cross Over.

Dorsal: Puxador Articulado, Remada Unilateral, Lenhador, Remador Sentado Articulado.

Ombros e Trapézio: Desenvolvimento Halteres, Levantamento Frente, Levantamento Lateral, Encolhimento Ombro, Remada Alta Unilateral.

Bíceps: Rosca Martelo, Rosca Concentrada, Rosca Hummer, Rosca Alternada.

Tríceps: Tríceps Coice, Rosca Francesa Unilateral, Tríceps Testa Unilateral, Tríceps Polia Alta Unilateral.

Membros Inferiores: Cadeira Extensora, Mesa Romana, Leg 45° Unilateral, Panturrilha Leg 45° Unilateral.

Nunca esqueça que exercícios unilaterais são os melhores para corrigir assimetrias, e para melhor acompanhar seu treino procure um orientador físico, pois ele saberá indicar o melhor treino para corrigir tais diferenças.

Bons Treinos!


Nenhum comentário:

Postar um comentário