DISCÓBOLO DE MIRÓN- SÍMBOLO DA EDUCAÇÃO FÍSICA

quarta-feira, 2 de março de 2011

Afinal de contas: Musculação emagrece ou não?

Vocês já devem ter ouvido muitas pessoas falarem que musculação não emagrece, se quiser emagrecer tem que fazer exercícios aeróbios e dietas milagrosas, bom se você acredita nessas conversas esta completamente enganado.

Vamos por partes, exercícios aeróbios ajudam a emagrecer, pois você trabalha o sistema aeróbico, já as dietas milagrosas fazem mal a sua saúde, pois pode faltar algum nutriente importante acarretando em problemas de saúde, por exemplo, gripes e resfriados e por último musculação com certeza emagrece, vejamos o porquê.

A musculação tem um papel importante para quem deseja emagrecer, pois o que ocorre quando você treina é que seus músculos se tonificam e/ou crescem dependendo do objetivo do treino. Quando se esta em uma sessão de musculação ocorre um gasto calórico digamos não muito elevado, porém quando esta em recuperação seus músculos continuam a gastar calorias para suprir aquele esforço físico. Suas fibras musculares sofreram micro lesões durante o treino (catabolismo) e após o treino continua ocorrendo um gasto calórico para recupera-las (anabolismo).

O que ocorre quando se tonifica e/ou aumenta seus músculos é um aumento do peso de massa magra e quando se tem esse aumento seu corpo terá que gastar mais calorias para manter suas atividades vitais, por exemplo, manter seus órgãos funcionando, circulação sanguínea, etc., e acionar uma quantidade maior de nutrientes para suprir a demanda em seus músculos, devido ao fato de você tê-lo catabolizado durante o treino.

Então podemos dizer que uma pessoa que pesa 100 quilos terá um gasto calórico maior do que uma pessoa que pesa 60 quilos, pois a diferença de massa magra é bem superior na pessoa de 100 quilos, respeitando as condições de avaliação física onde a massa muscular medida foi superior, pois não podemos dizer o mesmo sem parâmetros de uma avaliação, embasado no seguinte fato de o músculo ser mais pesado do que a gordura. No geral o que conta para queimar calorias são os músculos e não as gorduras.

Não podemos esquecer de que nada adianta praticar musculação se não tivermos um balanço calórico negativo, devemos queimar mais calorias do que ingeri-las, mas para ter esta qualidade na dieta hipocalórica o melhor é ter um acompanhamento de um nutricionista, para passar os nutrientes mais adequados para a dieta.

Resumido se alguém lhe perguntar se musculação emagrece, responda que sim, pois quanto maior é sua massa muscular, maior será seu gasto calórico para manter seus músculos ativos e atividades vitais.

Bons treinos!



Nenhum comentário:

Postar um comentário