DISCÓBOLO DE MIRÓN- SÍMBOLO DA EDUCAÇÃO FÍSICA

sábado, 26 de fevereiro de 2011

Treino de Confusão Muscular. Você conhece?

Este treino tão comentado no mundo das academias serve para evitar que o músculo se adapte a um determinado exercício ou a uma rotina de exercícios, pois com o passar do treinamento seus músculos tem a capacidade de se acomodar a um determinado treinamento, logo assim, não tendo mais estímulo para aquele determinado músculo. Deste modo sempre mudamos de treino a cada 6 a 8 semanas para novos estímulos. E um desses treinos chama-se "confusão muscular".

O treino de "confusão muscular" pode ser utilizado para força pura, explosão muscular, hipertrofia e resistência muscular, pois cada treino irá recrutar um tipo de fibra muscular, por exemplo, em um treino de hipertrofia serão recrutadas fibras glicolíticas (fibras brancas, tipo II), já em um treino de resistência serão recrutadas fibras oxidativas (fibras vermelhas, tipo I).

Mas como funciona esse método de confusão muscular?

Quando você esta treinando seus músculos precisam de energia (ATP) para realizar um movimento para vencer a resistência sobre uma determinada carga, isso nos exercícios isotônicos, ou, já nos isométricos manter aquela determinada contração por alguns segundos, então em seus músculos existem terminações nervosas onde se encontram os neurotransmissores que captam esses estímulos dos músculos e passam de neurônio para neurônio, processo este chamado de sinapse, onde o neurônio em sua extremidade chamada de axônio "cabeça do neurônio" transmite impulsos elétricos de um neurotransmissor de um neurônio para um neuroreceptor de outro neurônio até chegar ao cérebro, onde este estímulo será avaliado e processado pelo sistema nervoso central, procedendo à força necessária para realizar aquele movimento ou manter aquela contração, então o estímulo retorna ao músculo, onde por fim será realizado o movimento ou mantida a contração, lembrando que este estímulo entre  as terminações nervosas que estão alojadas no músculo até chegar ao cérebro ocorrem devido a um processo químico, onde entram em ação os quimiorreceptores, sem eles seria impossível ocorrer este processo.

Então o segredo do treino é sempre alterar os exercícios, pesos, séries, repetições e ângulo de pressão, pois estas mudanças geram estímulos diferentes e seus músculos sempre terão que se adaptarem as novas condições de treinos, mas não se devem fazer estas mudanças indiscriminadamente, se deve respeitar o treino passado pelo orientador físico a fim de evitar lesões musculares.

Mas como este método serve para vários tipos de treinos?

É muito simples, seu cérebro é o responsável por isso, pois recebe as informações no sistema nervoso central processa a informação e retorna para a musculatura onde será transgredido o movimento para o músculo, diante desta situação, se você realizar um treino de hipertrofia onde se utiliza cargas mais elevadas e repetições mais baixas entre 6  a 12, o cérebro designará uma quantidade maior de fibras musculares para realizar tal movimento e como são movimentos que exige altas quantidades de energia, você utilizará fibras glicolíticas (fibras brancas, fibras de contração rápidas), já em um treino de resistência onde as cargas são mais baixas e as repetições são mais elevadas, acima de 12, o cérebro designará uma quantidade menor de fibras para realizar tal movimento e como são movimentos que exigem quantidades baixas de energia, você utilizará fibras oxidativas (fibras vermelhas, fibras de contração lentas), então neste método você consegue aplicar em diferentes treinamentos e conseguindo resultado em todos.

Exemplo de treino de hipertrofia: Semanal.

Você realiza o treino com 03 séries de 08 mais 01 de exaustão, na outra semana você começa o treino na exaustão e segue com as 03 séries de 08, fazendo esta inversão a cada semana num limite de 08 semanas.

Exemplo de treino de hipertrofia: No dia do treino.

Você pode fazer um exercício por exemplo, no músculo peitoral com 03 séries de 12 movimentos e mais 01 série de 06 movimentos e no próximo exercício de peito muda-se a ordem começa com 01 série de 06 movimentos e mais 03 séries de 12 movimentos e assim sucessivamente nos demais grupamentos musculares, respeitando o limite de 08 semanas para a troca de treino.

Exemplo de treino de resistência: Alternando os dias.

Você realizada em um dia 04 séries de 20 movimentos para todos os grupamentos musculares e no outro dia de treino você muda para 04 séries de 25 movimentos, fazendo inversão a cada dia treinado, também em um limite de 08 semanas para a troca de um novo treino.

Esses são alguns exemplos de treinos que se encaixam neste método de "confusão muscular", para outros treinos consulte seu orientador físico em sua academia de musculação.

Bons Treinos!




3 comentários:

  1. Excelente artigo. Poderia escrever um post descrevendo um exemplo de um treino com a técnica confusão muscular para um ano de treino? Tenho 1,74m de altura e 65Kg, gostaria de pesar 75Kg.

    Abraços

    ResponderExcluir
  2. Bom o segredo é a cada 45 ou 60 dias mudar o treino...se você gostou deste treino...mude os exercícios neste período para novos estímulos e também pode se alterar a exaustão aumentando as repetições ou mesmo encaixar outros treinos de hipertrofia entre este treino, mas sempre respeitando 45 a 60 dias para cada treino.

    ResponderExcluir