DISCÓBOLO DE MIRÓN- SÍMBOLO DA EDUCAÇÃO FÍSICA

segunda-feira, 4 de abril de 2011

Você conhece o treino para ativar a via lipolítica?


Este treino consiste em utilizar as gorduras como fonte de energia para suas atividades físicas. O que ocorre é a degradação de lipídios em ácidos graxos mais glicerol, este reação é chamada de lipólise, os lipídeos ficam armazenados no fígado e no tecido adiposo, mais especificamente nos adipócitos que são células de gorduras e quando você está realizando um treino de baixa a moderada intensidade aeróbica, utilizam-se como substrato os carboidratos e lipídeos como fonte de energia, isso mesmo você usa estes lipídeos que estão em células adipócitas para gerar energia e consequentemente ocorrerá uma diminuição da porcentagem de gordura corporal e uma redução benéfica de peso, pois eliminando gordura acometerá em uma porcentagem maior de músculos em seu corpo.

Existem dois processos que ocorrem em seu corpo, o primeiro é chamado de lipólise como já foi citado neste artigo, que é a degradação de lipídeos que são macromoléculas em ácidos graxos mais glicerol que são micromoléculas que serão absorvidas pelas células como fonte de energia, o outro processo é inverso, chamado de lipogênese, que consiste na síntese de ácidos graxos e triglicerídeos sendo armazenado no fígado e no tecido adiposo.

Bom, agora que você já conhece como funciona a via glicolítica, vamos passar algumas dicas de como realizar um treino para você que pretende emagrecer ou que está tentando perder aqueles quilos extras já há algum tempo mais não consegue obter êxito.

Em primeiro lugar o treino aeróbio que pretende realizar deve ser em uma zona de sua frequência cardíaca que flutue entre 50% a 60% de sua frequência cardíaca máxima, este frequência você obtêm realizando a seguinte fórmula (220-idade), o resultado desta conta será sua frequência máxima (100%). Exemplo; uma pessoa de 30 anos, então se calcula (220-30=190) o resultado para a frequência máxima nesta idade é de 190 batimentos por minutos, então se 190 bpm é igual a 100%, a frequência ideal para a queima de gorduras varia entre 95 a 114 bpm que é a faixa entre 50 a 60%.

Outro aspecto importante é no que diz respeito há quanto tempo devo ficar em um ergômetro para iniciar a queima de gorduras. Bom, muitas pessoas relatam que após 30 minutos de exercícios aeróbios você começa a queimar lipídeos como energia, antes disso queima somente carboidratos, isto é totalmente equivocado, não siga está regra. O nosso corpo não é uma ciência exata quanto qual fonte energética irá ser consumida como fonte primaria, mas sabemos que logo após começar uma atividade aeróbica já estamos consumido energia para manter os músculos em atividade, o que pode variar é a intensidade que trabalha, pois se trabalhar em intensidades altas com certeza você utilizará primeiramente CHO e mesmo assim estará utilizando lipídeos  só que em menor quantidade, então o mais indicado é intensidade leve à moderada onde se utiliza lipídeos como fonte primária e carboidratos como fonte secundária, mas lembrado que não é uma regra e vária de pessoa para pessoa.

Podemos por assim dizer que uma atividade leve à moderada de duração entre 20 a 30 minutos é o ideal para a queima lipídica, após esse tempo se você quiser continuar o treino o melhor é ingerir uma bebida isotônica para não utilizar fontes de energia mais profundas como as proteínas em seus músculos, pois a baixa de glicose na corrente sanguínea irá ativar outras fontes de energia, além da lipídica e carboidratos, isso em atividades não intensas, se for preferir um maior grau de intensidade ideal é consumir o isotônico a cada 15 minutos, para não ter uma queima de substrato errado. O que não podemos considerar em efeitos para queimar lipídeos são treinos aeróbios muito rápidos abaixo de 10 minutos, você até irá queimar calorias, mas não o suficiente para queimar lipídeos ao ponto de emagrecer e diminuir o percentual de gordura, então se almeja melhorar sua via lipolítica, mãos a obra e vamos suar pra valer.

Bons Treinos!

Um comentário: