DISCÓBOLO DE MIRÓN- SÍMBOLO DA EDUCAÇÃO FÍSICA

quinta-feira, 16 de junho de 2011

Infarto: Conheça mais sobre está patologia


Neste artigo vamos discorrer sobre um assunto de grande relevância e que cada vez mais atinge a população mundial e neste contexto também atinge a população brasileira, este assunto em questão é o infarto, onde muitos culpam a genética como principal causa, a tal herança deixada por familiares. Podemos dizer que a genética é um dos fatores que podem causar o infarto, porem outras doenças do mundo moderno também é preponderante para este mal como, por exemplo, o estresse.

Agora pergunto a você, o que é infarto?

Vamos esclarecer está pergunta de uma maneira mais simples possível, pois o objetivo neste artigo é dar o conhecimento simplificado para que todos entendam e se previnam contra está patologia. Bom agora respondendo a pergunta, o que ocorre no infarto é a necrose do músculo cardíaco causado por falta de irrigação sanguínea, onde o sangue não consegue levar oxigênio para o coração.

Conheça os passos que levam a obstrução das artérias coronárias:

01°) Placas de gordura se instalam nas artérias coronárias;

02°) Artéria fica entupida devido a grande quantidade de gordura;

03°) A gordura bloqueia a artéria, que não consegue levar oxigênio para o coração;

04°) Parte do músculo cardíaco sofre necrose, ou seja, falência da zona muscular irrigada pela artéria que foi obstruída, e o coração para de funcionar.

Todos estes passos descritos acima são chamados de aterosclerose, que é uma doença inflamatória crônica na qual ocorre a formação de ateromas dentro dos vasos sanguíneos. Os ateromas são placas, compostas especialmente por lipídeos e tecido fibroso, que se formam nas paredes dos vasos sanguíneos. Levam progressivamente à diminuição do diâmetro do vaso, podendo chegar à obstrução total destes vasos e se isso ocorrer nas artérias coronárias irá provocar o infarto.

Saiba agora sobre os sintomas de um infarto:

- Dor no peito e nos braços;

- Falta de ar;

- Náusea, tontura e azia;

- Confusão mental;

- Arritmia cardíaca.

As consequências do infarto dependem da gravidade em que o acidente ocorreu, podendo levar à morte súbita, morte tardia ou insuficiência cardíaca, com limitações da atividade física ou em outros casos pode ocorrer à completa recuperação da pessoa.

Os tratamentos para está patologia são os seguintes:

01°) Cateterismo: Exame que verifica se há gordura obstruindo a artéria;

02°) Angioplastia: Técnica para desobstruir a artéria usando um balão e minitela de aço;

03°) Ponte de Safena: Revascularização do miocárdio. Uma veia da perna é retirada e implantada no coração para passagem de sangue.

Vamos agora citar alguns fatores de risco que levam uma pessoa ao infarto: Tabagismo; Obesidade; Sedentarismo; Estresse; Colesterol Alto (LDL); Hipertensão Arterial; Diabetes; Idade; Álcool e Genética.

Dentre todos esses fatores, o qual chama mais a atenção é o colesterol ruim também conhecido com LDL, este é o responsável pela obstrução da artéria. O LDL é uma lipoproteína de baixa densidade e se eleva no sangue devido a uma alta ingestão de gorduras saturadas vinda de produtos animais e seus derivados e também pelo grande consumo de colesterol.

Para prevenir este aumento do LDL o ideal é manter hábitos de vida saudáveis, como fazer refeições com baixa ingestão de gorduras saturadas e colesterol e no lugar destes realizar uma dieta rica em gorduras insaturadas, como as encontradas no azeite de oliva extra virgem, ingerir carnes magras de preferência as carnes brancas (peixe e frango), abusar de legumes e verduras, diminuir ou evitar bebidas alcoólicas e cigarros, evitar ficar estressado, e o que considero mais importante é a prática de exercício físico regularmente, onde este exercício irá diminuir o quadro de obesidade, ajuda a controlar o estresse, pois durante o treino você libera serotonina que é o hormônio do bem-estar, ajuda a prevenir o diabetes e a controlar e melhorar o diabetes tipo II e também ajuda a controlar a pressão alta.

No exercício físico você consegue elevar os níveis do colesterol bom (HDL) e este colesterol controla os níveis do mau colesterol (LDL). O HDL é uma lipoproteína de alta densidade que "flutua" na corrente sanguínea e é capaz de absorver cristais de colesterol (LDL) que começam a ser depositados nas paredes das artérias. Então quando uma pessoa pratica exercício físico apresenta uma elevada concentração de HDL (bom colesterol) em proporção ao LDL (mau colesterol), e com isso as chances de desenvolver aterosclerose são muito reduzidas e os riscos de infarto se reduzem a níveis muito baixos.

Finalizando, periodicamente faça uma avaliação médica para saber sobre seu estado de saúde, e para realizar exercício físico faça uma avaliação física com um educador físico e somente faça treinos sob a supervisão de um educador físico, já na parte de alimentação e suplementação, procure um nutricionista, estes três profissionais são qualificados para lhe proporcionar uma melhora em sua qualidade de vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário