DISCÓBOLO DE MIRÓN- SÍMBOLO DA EDUCAÇÃO FÍSICA

segunda-feira, 20 de junho de 2011

Treino Isométrico: Conheça e saiba como utilizar este método


Antes de tudo você sabe o que é isometria? Nas próximas linhas vamos discorrer sobre este assunto para o melhor entendimento de todos.

Isometria é a característica da contração muscular onde se tem um equilíbrio entre os músculos agonista e antagonista de um movimento, ou seja, existe contração muscular em dois ou mais sentidos de uma articulação, mas não se nota um movimento decorrente das contrações, visto serem aplicadas forças iguais entre agonista e antagonista de um movimento.

O treino de isometria é um treino estático, ou seja, não há um encurtamento do músculo e nem um alongamento do músculo como ocorre na contração isotônica e nestas condições de isometria o músculo tem uma contração, mas sem acontecer o movimento da musculatura, então gera uma tensão nas fibras musculares sem acometer encurtamento do músculo. Geralmente tanto se trabalha as fibras do tipo I como as fibras do tipo IIA e IIB.

Neste método você mantém a articulação estática por alguns segundos, num certo ângulo de contração, o que eleva o nível de tensão no músculo e geralmente está contração acontece no momento de transição da contração concêntrica para excêntrica, e vice-versa, ou quando a articulação está num ângulo de 90°.

Uma das variadas formas de treinar está técnica pode ser, por exemplo, na rosca direta, a cada 04 movimentos logo depois mantenha o músculo estático por 04 segundos, sustentando a carga bem no ponto onde o braço e o antebraço formam um ângulo de 90° se estiver fazendo 12 repetições realize a contração isométrica nas 04°, 08° e 12° repetições, este é apenas um exemplo que pode ser aplicado em outros grupamentos musculares seguindo este formato passado, para outras formas de treino isométrico procure seu educador físico. Os exercícios isométricos podem ser realizados com halteres, anilhas, elásticos, barras, bolas, corda e com o corpo. Outro exemplo pode ser observado na figura no topo deste artigo, onde pode ser aplicado também o formato do treino passado logo acima.

Os exercícios isométricos são utilizados para tonificação muscular, ou seja, deixar seus músculos definidos e também para ganhar força muscular, só que está força será estimulada somente naquele determinado ângulo em que se trabalhar a isometria (força estática), para melhores resultados faça variações de ângulos, porém nunca mais do que três ângulos e para aumentar o número de ângulo trabalhado, um bom condicionamento físico é indicado

Outro fator importante é que este tipo de contração ajuda a trabalhar músculos fracos que geralmente nos exercícios isotônicos não são muito utilizados, causando assim uma deficiência em determinados músculos deixando o corpo suscetível a lesões, então o treino isométrico também é indicado neste caso, pois deixando o músculo fortalecido, auxilia na estabilização das articulações. Quanto mais fortes forem estes músculos, melhor será a proteção sobre as articulações prevenindo lesões e más posturas.

O que você deve saber é que os exercícios isométricos não proporcionam hipertrofia muscular, para tal objetivo faça exercícios isotônicos.

A indicação destes exercícios são para pessoas que possuem limitações, problemas articulares, iniciantes que ainda não têm um perfeito domínio motor durante a atividade física e pessoas em processo de reabilitação, ainda sendo interessante para o tônus muscular e ganho de força estática como já citado neste artigo.

Uma observação muito relevante é que este treino não deve ser aplicado aos portadores de pressão alta (PA) e problemas cardíacos, pois quando se realiza a isometria a pressão arterial sobe subitamente devido a compressão das artérias e arteríolas dificultando o fluxo sanguíneo e está rápida elevação da pressão pode ser fatal para pessoas com pressão arterial elevada, sendo o retorno da pressão as condições normais logo após o término da execução da isometria, mesmo assim o risco é iminente para quadros de pressão alta. Para maiores detalhes os pacientes que possuem pressão alta devem fazer um acompanhamento médico e sempre durante o exercício ter a orientação de um educador físico.

Bons Treinos!

Um comentário:

  1. Ola gostaria de saber se vc tem algum amigo(a)

    que da aula de treinamento funcional em Avaré!


    meu email é laurallim@hotmail.com

    meu nome é Luana.

    Até mais!!

    ResponderExcluir