DISCÓBOLO DE MIRÓN- SÍMBOLO DA EDUCAÇÃO FÍSICA

terça-feira, 26 de abril de 2011

Aumente seus músculos com a célula satélite



Você deve estar curioso em saber o que é célula satélite e qual papel ela se aplica para o crescimento muscular e mais, como faço para treinar e saber se estou utilizando estas células satélites. Bom, vamos ver isso tudo de uma maneira bem simples para que possamos entender e tirar o máximo de proveito durante os treinos para obter o máximo de crescimento das fibras musculares.

Antes de tudo vamos conceituar o sistema muscular para podemos aprender melhor sobre as células satélites.

Conceito de músculo: São estruturas individualizadas que cruzam uma ou mais articulações e pela sua contração são capazes de transmitir-lhes movimento. Este é efetuado por células especializadas denominadas fibras musculares, cuja energia latente é ou pode ser controlada pelo sistema nervoso. Os músculos são capazes de transformar energia química em energia mecânica.

Depois de saber a definição de músculo vamos conhecer  as células satélites que  são estruturas de reserva não funcionais e especializadas, também conhecidas por células tronco miogênicas. Estas células ficam localizadas na periferia da fibra muscular, mais especificamente entre a lâmina basal e a membrana plasmática (sarcolema), também conhecida como plasmalema. Estas células são mioblastos que se encontram normalmente em estado quiescente (em repouso).

Sabemos que as células satélites exercem um papel primário no processo regenerativo do tecido muscular esquelético lesionado, e em resposta aos possíveis processos adaptativos estimulados pelo treinamento de hipertrofia e força. As células satélites são responsáveis pelo crescimento tanto fetal quanto pós-natal do músculo esquelético.

Para uma regeneração bem sucedida da musculatura esquelética, as células satélites devem passar por três etapas: (01) ativação; (02) extensiva e rápida proliferação; (03) eficiente diferenciação. Imediatamente após uma micro lesão nas fibras musculares, estas células são rapidamente ativadas, proliferam e fundem-se para formar novas fibras musculares (hiperplasia), ou para repararem segmentos danificados de fibras musculares já existentes (hipertrofia). Uma parte da população de células satélites não sofre o processo de diferenciação e restabelece o conjunto de células satélites abaixo da lâmina basal das fibras musculares recém-formadas.

As células satélites quando acionadas depois de um treino vigoroso elas se proliferam através da mitose celular (divisão celular) e assim originam novas células mioblásticas. Estas novas células mioblásticas podem-se fundir com células musculares já existentes tornando-as maiores (hipertrofia) ou podem se fundir entre si, originando assim uma nova fibra muscular (hiperplasia).

Só para saber existem dois mecanismos para que uma nova fibra possa se formar, um nós já sabemos que são as células satélites e o outro é por cisão longitudinal.

Diante desses fatos, temos que montar um programa de treinamento voltado para estímulos com cargas elevadas para proliferar as células satélites e como consequência ter um crescimento muscular, este treino é bom para quem deseja aumentar sua massa muscular e também quem almeja aumentar sua força pura.

Um bom exemplo de treino para se utilizar das células satélites é realizar 4 séries com repetições decrescentes (pirâmide inversa) 12/10/08/06 e tirar carga com 1RM (repetição máxima igual a 100%) depois calcular a porcentagem para cada repetição sempre na seguinte ordem 75%; 80%; 85% e 90% do peso máximo que você conseguiu executar no movimento e com 60 segundos de recuperação entre séries e exercícios, por falar em exercícios faça 3 para cada grupo muscular, procure dividir as sessões de treinos em A (peito, tríceps e abdômen); B (dorsal, bíceps, trapézio e antebraço); C (deltoides, membros inferiores e abdômen), no quarto dia tem um folga e depois repete-se novamente a sequência A+B+C e assim sucessivamente até dar o tempo de 06 semanas, pois após este período é hora de trocar o treino para novos estímulos. Este modelo de treino passado é para hipertrofia muscular, porem existem muitos outros treinos para hipertrofia como para força pura, para maiores informações sobre treinos, procure seu educador físico.

Bons Treinos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário