DISCÓBOLO DE MIRÓN- SÍMBOLO DA EDUCAÇÃO FÍSICA

quarta-feira, 6 de abril de 2011

Exercícios anaeróbicos ajudam a queimar gorduras?


Está resposta é complexa, pois de imediato podemos responder que não, somente exercícios aeróbicos ajudam a emagrecer. Sim concordamos que exercícios aeróbicos de baixa e média intensidade emagrecem, porém os exercícios anaeróbicos também contribuem para está queima calórica, nas próximas linhas vamos explicar mais detalhadamente como isso funciona.

O treino anaeróbico é dividido em dois:

Anaeróbio alático: onde a fonte de energia utilizada é fosfocreatina que é uma fonte de curta duração, aproximados 10 segundos e está presente nos músculos, neste caso não há formação de ácido lático como produto final da quebra energética, neste sistema podemos citar pessoas que fazem atletismo em provas de curta duração, como os 100 metros, onde as marcas dos corredores são abaixo dos 10 segundos, onde ocorre uma explosão muscular muito grande, gerando um grande gasto de energia.

Anaeróbio lático: neste sistema a fonte de energia para formar ATP, é a glicose que está estocada nos músculos e no fígado em forma de glicogênio, portanto carboidratos é a única macromolécula capaz de produz ATP anaerobicamente e tem como produto final o ácido lático, pois não tem a presença de oxigênio, portanto sua energia produzida é para treino rápido, pois seus músculos entrarão em fadiga muscular e você não conseguirá proceder com movimentos nos seus exercícios, al qual o tempo que dura este sistema, existem muitas publicações de profissionais a respeito, mas o consenso é que após 10 segundos de exercícios intensos o sistema de lactato já começa a trabalhar e a duração máxima pode chegar a 120 segundos, porém podem ocorrer variações neste tempo, dependendo de muitos fatores, podemos citar o preparo físico de cada pessoa.

Depois de compreendermos o sistema anaeróbico, podemos afirmar que ocorre gasto calórico, mas será que este gasto inclui lipídeos?

Primeiro, nos treinos de alta intensidade, a taxa de oxidação das gorduras não consegue produzir ATP (adenosina trifosfato) suficiente para a contração muscular, portanto a energia não pode ser derivada dos lipídeos pelas vias anaeróbias. O ATP, neste caso, é derivado da oxidação dos carboidratos e da glicose anaeróbica.

O fracionamento dos ácidos graxos depende de um nível prévio e contínuo do catabolismo de carboidratos, e em condições anaeróbias o metabolismo dos lipídeos é bloqueado. É provável, ainda não muito claro por especialistas que haja um limite de velocidade para a utilização dos ácidos graxos pelo músculo ativo.

Bom, você depois desta leitura acha que anaeróbios não emagrecem e que deve somente realizar exercícios aeróbios para perder aquelas gordurinhas incômodas, pois bem, posso lhe assegurar que exercícios anaeróbios ajudam a emagrecer, não diretamente como nos aeróbios onde além dos substratos que são levados até os músculos também há o equilíbrio das trocas gasosas, então temos O2 presente e neste processo após um tempo ocorre também a utilização de lipídios como fonte de energia.

Já o anaeróbio você têm também uma queima calórica, pois toda atividade física gera um gasto energético, porém no momento do treino anaeróbico você utiliza o sistema ATP-CP ou o sistema Glicogênio Ácido Lático não utilizando lipídeos como energia, mas com o treino intenso o que acaba ocorrendo são micro lesões em suas fibras musculares, portanto após o treino seus músculos entram em anabolismo aonde irão se regenerar e procedendo a hipertrofia muscular e neste anabolismo seu corpo terá um gasto energético; quando estamos em repouso, o músculo esquelético consome carboidratos e lipídeos.

O que difere o exercício aeróbio do anaeróbio é que o exercício aeróbio sua demanda calórica termina quando você termina sua atividade, exemplo, é quando está em uma sessão de esteira ergométrica por 30 minutos, quando se está nesta atividade ocorre gasto energético, acabou a sessão o sistema aeróbio volta ao seu ritmo normal, mas lembre-se é tão somente para atividades aeróbicas leve a moderada, mudando para um maior grau de intensidade muda o sistema onde chamamos de limiar anaeróbio, onde muda de sistema aeróbio para anaeróbio. Já no sistema anaeróbio você degrada seus músculos no treino, chamado catabolismo para quando estiver no período de recuperação, chamado de anabolismo seu corpo estará realizando reações químicas para recuperar este músculo que você treinou, então no pós-treino acometerá um gasto de energia para recuperar os músculos degradados. Exemplo é uma sessão de musculação onde se trabalha com cargas pesadas.

Outro benefício do treino anaeróbio é quando se realiza treino com cargas elevadas, o que contribuem para o aumento de seus músculos ou mesmo o aparecimento de novas fibras musculares processo este chamado de hiperplasia, com este aumento muscular seu gasto calórico será maior, pois quanto mais músculos, maior será a quantidade de energia solicitada para nutrir sua musculatura, portanto crie músculos em seu corpo para auxiliar sua queima de gorduras.

Você pode estar se perguntando, mas e os exercícios de definição muscular? Bom, estes exercícios como são trabalhados com intensidades muito baixas, em torno de 50% da FCmáx e repetições muito elevadas, acima de 15 movimentos chegando alguns treinos até 50 movimentos, então este trabalho desenvolve as fibras de contração lenta, as chamadas de tipo I, o que já ocorre ao oposto no treino anaeróbio, onde as fibras de contração rápida, as chamadas de tipo II são mais exigidas pela intensidade do treino.

Resumindo, o treino anaeróbio ajuda a combater gordura, mas somente este treino não irá conseguir perdas de grande expressão, para melhores resultados deve-se aglutinar no treino anaeróbico um treino aeróbico de baixa a média intensidade para melhores resultados e não se esquecer de acompanhar uma dieta balanceada, o conjunto dos sistemas e mais a alimentação trará um resultado esperado para você que deseja emagrecer com saúde.

Nunca se esqueça de procurar um profissional capacitado de educação física e de nutrição, pois eles irão passar o treino e a alimentação mais indicada para cada tipo de pessoa.

Bons Treinos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário