DISCÓBOLO DE MIRÓN- SÍMBOLO DA EDUCAÇÃO FÍSICA

domingo, 15 de maio de 2011

O que é hiperlordose? Exercícios físicos para prevenção e correção



Antes de começar a falar sobre hiperlordose vamos conhecer a coluna vertebral e alguns músculos que se localizam na região das costas, principalmente da região lombar onde é o foco deste artigo.

A coluna vertebral é constituída pela superposição de uma série de ossos isolados denominados vértebras. Superiormente, se articula com o osso occipital (crânio); inferiormente, articula-se com osso do quadril (ilíaco). A coluna vertebral é dividida em cinco regiões: Cervical, Torácica, Lombar, Sacro e Coccígea.

Cada região é composta pelas seguintes vértebras: 07 vértebras cervicais (C01 a C07), 12 torácicas (T01 a T12), 05 lombares (L01 a L05), 05 sacrais (S01 a S05) e cerca de 04 coccígeas. A primeira vértebra da coluna é chamada de Atlas (C01) e a segunda vértebra da coluna é chamada de Axis (C2).

Curvaturas da coluna vertebral: Numa visão lateral, a coluna apresenta várias curvaturas consideradas fisiológicas. São elas; cervical (convexa ventralmente - Lordose), torácica (côncava ventralmente - Cifose), lombar (convexa ventralmente - Lordose) e pélvica (convexa ventralmente - Cifose), a qual vai ser descrita neste artigo é a coluna da região lombar.

Agora vamos destacar alguns músculos que se localizam nas costas, são eles; trapézio, latíssimo dorso, quadrado lombar, paravertebrais entre outros; Não vamos estudar mais a fundo sobre a coluna e seus ossos e os músculos, pois nosso foco é a hiperlordose e sua correção.

Você sabe o que é hiperlordose?

A hiperlordose é uma alteração da coluna vertebral que pode afetar duas partes da coluna vertebral, a coluna cervical e a lombar, para este artigo será destacada a coluna vertebral região lombar, mas lembrando de que está hiperlordose pode ocorrer tanto da coluna cervical quanto na lombar. A hiperlordose pode ser congênita ou adquirida, a primeira a pessoa nasce com está má formação devido algum problema da coluna durante sua formação e a segunda ocorre devido à má postura, e entre outros assuntos que vamos estudar mais adiante.

Está alteração caracteriza por um aumento da convexidade (afundamento) da região lombar na coluna vertebral. A patologia advém da retração das cadeias musculares importantes ao nosso corpo, está alteração com o tempo pode acarretar problemas sérios, como a osteoartroses "bico de papagaio", hérnias de disco entre outras patologias.

Duas causas principais podem acarretar uma atitude postural em hiperlordose lombar:

- A anteversão da pelve, mau posicionamento atrás da linha de gravidade;

- E a antepulsão da pelve, mau posicionamento a frente da linha da gravidade.

Esta condição que citamos acima acontece devido a muitos fatores, como ficar em pé por muito tempo, músculos abdominais e lombares fracos, pois estes músculos são chamados de estabilizadores e dá postura a pessoa, insuficiência de musculatura glútea, gordura excessiva na região abdominal causando um peso excessivo para a coluna suportar, posição inadequada para dormir, ficar muito tempo sentado com uma má postura das costas, treinamento errado de musculação, pois muitas pessoas treinam em demasia seu abdômen e acabam se esquecendo da musculatura da região lombar deste modo ficando um  músculo fraco contra um músculo forte do abdômen, sobrecarregando está região mais fraca, originando problemas de hiperlordose, a falta de atividade física, estes são alguns exemplos que vocês têm que se policiarem para corrigir, pois todos estes problemas acabam ocorrendo por uma má postura e falta de exercícios ou até mesmo exercícios exagerados para uma região do corpo e poucos ou até ausentes exercícios para outras regiões.

Agora que sabemos o que é hiperlordose e como ela se desenvolve nas pessoas, vamos saber como tratá-las com exercícios físicos, lembrando que os educadores físicos atuam na parte de prevenção e também na recuperação e educação do físico, para sintomas e diagnósticos o médico é o profissional indicado, após diagnóstico médico o profissional de educação física é capacitado para passar o melhor exercício para a correção desta patologia, agora a respeito de tratamentos clínicos e remédios o médico é qualificado para tal.

Vamos à parte de exercício físico que é importante na recuperação desta hiperlordose e diminuir e até eliminar com os incômodos que esta patologia causa nas pessoas (dores na região lombar).

Os exercícios indicados para correção e prevenção da hiperlordose são:

- Exercícios de ginástica respiratória;

- Exercícios para hipertrofia e fortalecimento da região da coluna lombar (exercícios de extensão da coluna, como por exemplo, levantamento terra e extensão da coluna no banco, entre outros, escolha 02 exercícios e realize 03 séries com 15 repetições para fortalecer a região, aumentando as repetições de acordo com o condicionamento físico de cada pessoa ou como orientar o professor de educação física); Obs: tirar carga na hora das repetições ou fazer teste de 01 repetição máxima para calcular 60% a 70% para as 15 repetições.

- Exercícios para hipertrofia e fortalecimento abdominal (exemplos de exercícios para o abdômen como, abdominal reto, abdominal declinado, abdominal oblíquo e abdominal máquina, entre outros, escolha 03 exercícios e realize 03 séries com 30 repetições para fortalecer a região, aumentando as repetições de acordo com o condicionamento físico de cada pessoa ou como orientar o professor de educação física); Obs: fazer sem carga, com condicionamento físico progressivo introduzir cargas.

-Exercícios para hipertrofia e fortalecimento da região glútea (exercícios como, agachamento e levantamento terra, entre outros, escolha 02 exercícios e realize 03 séries com 15 repetições para fortalecer a região, aumentando as repetições de acordo com o condicionamento físico de cada pessoa ou como orientar o professor de educação física); Obs: realizar o mesmo para exercícios para a coluna lombar.

- Alongamento dos músculos da região lombar;

- RPG (reeducação postural global);

- Pilates, método muito utilizado, pois trabalha força, resistência, flexibilidade, coordenação, sendo muito bom para os músculos estabilizadores.

- Exercícios aeróbios para queimar calorias e diminuir o excesso de peso, principalmente na região abdominal. Realize de 20 a 30 minutos de exercícios aeróbios com baixa a moderada intensidade (50% a 80% da frequência cardíaca máxima) ou como orientar o professor de educação física.

Se você está com dores nas costas na região lombar, procure um médico, pois pode estar sofrendo de hiperlordose e se constatado procure um educador físico para montar uma sessão treino com exercícios para corrigir está patologia e mesmo se não tiver hiperlordose faça exercícios preventivos destacados acima ou como orientar seu educador físico.

Bons Treinos!

10 comentários:

  1. Excelente post, essas instruções vão me ajudar mt.

    ResponderExcluir
  2. Hiperlordose não tem cura. Só a pessoa reencarnando.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nesta vida, a única coisa que não tem cura é a morte.

      Excluir
  3. dizer que não há cura; não existem limites para o sonhos das pessoas, principalmente aquelas que querem corrigir seus problemas. O maior fracasso é aceitar de cabeça baixa algo que foi imposto sem ter a mínima vontade de lutar.
    "O sonho das pessoas não tem fim"

    ResponderExcluir
  4. penso que devem rever os estudos sobre patologias da coluna vertebral nomeadamente a lordose. Com relaçao aos exercicios acima descritos no primeiro tópico deverão ser friamente analisados afinal potem causar mais lesões ao individuo hiperlordotico. De resto penso que esta td super bem indicado.

    mr.lima
    licenciado em educaçao fisica e desporto

    ResponderExcluir
  5. obg por ajudar no meu trabalho

    ResponderExcluir
  6. Respeito seu comentário amigo, porem já li muitos livros sobre o assunto e utilizei muito treinamento e acho que temos que saber como aplicar em cada aluno, pois cada um tem seu biótipo e responderá de uma maneira diferente, lembrando que ninguém é igual, cada um te a sua particularidade. Obrigado por seu comentário, sempre agrega algum conhecimento.

    ResponderExcluir
  7. ultimamente estou sentindo muitas tonturas na cabeça pode ser hiperlordose ,,ja que fui no neuro e fiz exames e não deram nada agora descobri que tenho hiperlordose

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, com orientação médica adequada, ele vai dizer se você pode ou não fazer exercícios para auxiliar, se for liberado pelo médico, procure um profissional de educação física qualificado para lhe orientar quanto aos exercícios, mas nunca se esqueça sempre com orientação e liberação médica, meu blog é apenas um descrever sobre o assunto, pois cada pessoa exigi um tratamento e treinamento específico e reage de maneiras diferentes, espero ter ajudado.

      Excluir