DISCÓBOLO DE MIRÓN- SÍMBOLO DA EDUCAÇÃO FÍSICA

terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Aprenda como ocorre a contração muscular esquelética

A contração muscular corresponde a um encurtamento das fibras musculares como resposta normal a um estímulo nervoso, então a contração muscular é consequência de uma série de eventos; vamos entender um pouco mais sobre o assunto:

1) O impulso nervoso alcança a célula muscular por meio de uma sinapse especial, chamada sinapse neuromuscular ou placa motora.

Há liberação de mediadores químicos nas placas motoras que excitam as células musculares estriadas e o mediador químico é a acetilcolina.

2) O mediador químico atinge a membrana plasmática da célula muscular, que recebe o nome especial de sarcolema. Uma vez a célula muscular tendo sido excitada, um potencial de ação é desencadeado na célula muscular.

3) Esse potencial de ação propaga-se por todo o sarcolema e também pelo retículo sarcoplasmático (RS), nome que recebe o retículo endoplasmático dessas células. Com o estímulo, as membranas do RS tornam-se permeáveis aos íons cálcio. Anteriormente armazenados nas cisternas do RS, os íons cálcio penetram nos sarcômeros e colocam-se em contato com as moléculas de actina e de miosina.

4) Na presença de cálcio, as moléculas de miosina adquirem atividade catalítica (atividade ATPásica) e começam a degradar moléculas de ATP, convertendo-as em ADP.

5) Com a energia liberada pela hidrólise do ATP, as moléculas de miosina deslizam-se sobre as de actina, encurtando os sarcômeros. Com o encurtamento dos sarcômeros, as miofibrilas como um todo encurtam, diminuindo o comprimento da célula inteira.

Espero que tenham entendido um pouco mais sobre contração muscular esquelética, pois este artigo é uma pequena explanação desse enorme conteúdo que fala sobre contração.

Nenhum comentário:

Postar um comentário