DISCÓBOLO DE MIRÓN- SÍMBOLO DA EDUCAÇÃO FÍSICA

segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

O que é musculação? Quais são seus objetivos?



Musculação:

Musculação é o conjunto de atividades, sucessivamente crescentes em volume e intensidade, que permitem alterações funcionais e estruturais na musculatura esquelética e um maior aproveitamento da energia muscular.

Por musculação, entendemos um só conceito, porém "não é somente um", é múltiplo em suas formas e possibilidades de trabalho. Abrange um conjunto de procedimentos e meios que permitem melhorar a força muscular, associada, ou não, a outras capacidades motoras, condicionantes ou coordenativas. Seu aparecimento se inscreve na evolução lógica dos métodos de treinamento. No início, centrados sobre o aumento do número de repetições do gesto desportivo específico, explorando, posterior e paralelamente, as formas semelhantes de esforço físico, revelando a utilização de sobrecargas maiores que as impostas pela técnica desportiva concreta.

Objetivos

Assinalam-se como principais objetivos da musculação:

° Elemento específico do treinamento do esporte de alto rendimento:

- incremento da força sem aumento do peso corporal, importante para as especialidades em que há categorias de peso;

- incremento da força e da massa muscular, para esportes em que esse aumento não tem muita importância ou é necessário para melhorar a performance;

- modificação do peso corporal por motivos de regulamentação ou de competições.

° Meio de treinamento  nos esportes de base, para compensar ou reduzir deficiências.

° Melhora da condição física em geral, como meio de condicionamento muscular, que é muito importante nos esportes de base, escolar e recreativo. Quando se quer fortalecer o corpo em geral, reduzir a gordura e/ou aumentar o peso corporal.
No esporte, uma base de desenvolvimento físico multilateral é o elemento básico para se obter um alto nível de preparação física específica e uma boa técnica, assim, posteriormente, um treinamento especializado.

° Meio de reabilitação ou recuperação de lesões, intervenções cirúrgicas ou doenças que causam interrupções no treinamento.

° Treinamento visando à qualidade de vida, voltado para pessoas que frequentam academias, parques municipais, academias ao ar livre ou praticam esportes como forma recreativa visando à melhora das capacidades motoras e coordenativas.

O estado da musculação do indivíduo tem uma importância determinante no esporte e no treinamento. Da capacidade dos músculos, depende a carga que o desportista suportar. A musculatura impõe também limites naturais à capacidade de treinamento. Dependendo do tipo de esporte praticado, existe, para o músculo, um intervalo eficaz, diante do qual se dará o processo de adaptação funcional e estrutural.




Um comentário:

  1. Gostei da matéria....show de bola...
    Parabéns pelo blog !
    Sucesso vc merece.

    Marcos Leite

    ResponderExcluir