DISCÓBOLO DE MIRÓN- SÍMBOLO DA EDUCAÇÃO FÍSICA

quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Intervalo entre as séries para ganho máximo de peso

Um inadequado intervalo entre as séries causa aumento na participação do sistema do ácido lático na produção de energia - anaerobiose lática. A quantidade de ATP e de cretina fosfato (CP) - fosfatos de alta energia armazenados no músculo e repostos entre as séries depende da duração do intervalo de descanso (ID). Quanto menor o intervalo, menos CP e ATP serão repostos e, consequentemente, haverá menos energia disponível para realizar a próxima série. Se o intervalo é muito curto, a energia necessária para realizar a próxima série será suprida pelo sistema do ácido lático (AL).

O problema desse sistema de energia é o acúmulo de ácido lático no músculo exercitado, levando à dor e à fadiga, prejudicando o treinamento. É nos intervalos, não durante o trabalho, que o coração bombeia o maior volume de sangue para o músculo exercitado. Um intervalo muito curto de descanso diminui a quantidade de sangue que chega ao músculo treinado e, sem esse suporte de combustível e de oxigênio, o atleta não terá energia para completar a sessão de treinamento. Um intervalo mais longo é necessário para combater o acúmulo excessivo de ácido lático. 

Uma série de fatores influencia a duração apropriada do intervalo entre séries, incluindo:

- Tipo de força trabalhada .

- Magnitude da carga .

- Velocidade de contração .

- Número de grupos musculares treinados na sessão .

- Nível de condicionamento .

- Tempo de recuperação entre as sessões .

- Peso do atleta (atletas mais pesados, com músculos maiores, geralmente se recuperam mais lentamente do que atletas menores).

Sugestão de Intervalo:

- Um intervalo de 30 segundos restaura aproximadamente 50% do ATP/CP depletado .

- Um intervalo de 3/5 minutos ou mais proporciona a restauração de todo o ATP/CP .

- Após treinar até a exaustão, um intervalo de 4 minutos não é suficiente para eliminar o ácido lático do músculo exercitado ou para restabelecer as reservas de glicogênio.

Para você que quer uma hipertrofia máxima, busca aumentar seu peso corporal, o tempo de recuperação deve ser entre 1 a 2 minutos, neste intervalo sua recuperação vai estar perto de 75% da restauração total do ATP/CP, pois assim você conseguirá colocar uma carga mais elevada em seus exercícios por que para crescer as fibras musculares precisam de estímulos e esses estímulos se conseguem através de cargas que agridam suas fibras causando micro lesões e levando seu músculo ao catabolismo, para depois na fase recuperação pós-treino, ou seja, no anabolismo seus músculos estarão descansando e se recuperando para no próximo treino ter novos estímulos e continuar crescendo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário