DISCÓBOLO DE MIRÓN- SÍMBOLO DA EDUCAÇÃO FÍSICA

sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Por que quanto mais eu treino, mais eu engordo?

É bastante comum nas academias, escutar pessoas relatando que estão engordando depois que começaram a fazer Musculação.

Se você é uma destas pessoas, não se assuste! Você não está engordando! O aumento de peso nem sempre é proveniente da gordura.

O fato é que quando começamos a praticar musculação, ganhamos massa muscular. E esse ganho de massa muscular resulta em um aumento de peso na balança. Em muitos casos, a perda de gordura corporal ocorre paralelamente ao ganho de massa muscular. Porém, mesmo perdendo gordura corporal, esse aumento de peso pode ocorrer, visto que o músculo é muito mais denso do que a gordura. Daí explica-se como é possível aumentar o peso na balança, sem contudo parecer mais gordo. Ou até mais magro…

Por isso, não tenha a balança como único e principal parâmetro para medir sua evolução. A balança é um método muito injusto para esse objetivo, pois te oferece apenas um único valor de referência, que diz respeito à somatória total de todos os seus componentes estruturais: tecido muscular, tecido adiposo, ossos, órgãos e água.

O ideal é realizar um teste completo de composição corporal que irá analisar separadamente cada componente de sua estrutura corporal. Um teste como este, além de estimar a sua massa corporal total, estimará separadamente a sua massa magra, massa gorda e massa livre de gordura.

Desta forma você saberá qual é o seu PERCENTUAL DE GORDURA, que é o que verdadeiramente interessa.

Existem vários métodos para se estimar o Percentual de Gordura, sendo que dentre todos eles, os mais comuns nas academias são:

     – Método de Dobras Cutâneas (adipômetro);

     – Bioimpedância (condução elétrica por eletrodos).

Porém, existe uma opção melhor. No próximo Check-up que você realizar, peça para incluir o DEXA (Densitometria Óssea). Esta é uma ótima opção, pois além de ser um método acessível, é reconhecido como padrão ouro.

Resumindo, não se preocupe tanto com para balança! Afinal não importa o quanto você pesa na balança, mas sim, o quanto deste peso é gordura e o quanto é músculo. E músculo é sempre bem-vindo!

Bons treinos e até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário