DISCÓBOLO DE MIRÓN- SÍMBOLO DA EDUCAÇÃO FÍSICA

quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Exercícios abdominais acabam com a barriga?

Todos tem a mesma dúvida, vão para a academia para perder aqueles quilos extras que incomodam a região abdominal e fazem a seguinte pergunta:

Será que exercícios abdominais irão queimar as gorduras e definir meu abdômen?

Bom, vamos por parte, exercícios abdominais são realizados para tonificar seu abdômen, para conseguir hipertrofiar seu abdômen deve realizar exercícios com carga e respeitar o tempo de recuperação pós-treino, exercícios livres também são bons, mas não surtem o mesmo efeito, para ter aquela barriga "trincada" os pesos são a melhor opção, outro tipo de treino muito utilizado hoje em dia é o funcional que trás excelentes resultados, mas se você tiver aquelas "gordurinhas" a mais não vai aparecer seu abdômen definido, porque a gordura localizada nesta região não vai deixar.

Então como faço para queimar as gorduras localizadas em meu abdômen?

Para conseguir queimar lipídeos (gordura), você aluno que vai todos os dias para a academia e se esforça muito para alcançar seus objetivos deve ter um treino aeróbio (como correr na esteira ergométrica, na bicicleta, nos aparelhos elípticos, tec.), pois, para perder peso você deve gastar calorias e não basta fazer um treino muito devagar. Vou explicar, cada aluno tem um condicionamento físico, então você deve adaptar o treino aeróbio a cada aluno, exemplo. Um aluno iniciante não tem a mesma condição física de um aluno avançado, com certeza se o professor da academia passar um exercício aeróbico intenso esse aluno vai fadigar seus músculos rapidamente chegando ao limiar anaeróbico acabando a energia e não conseguindo mais correr, onde a glicose será o produto utilizado para a produção de energia sem a presença de oxigênio, tendo como produto final ácido lático o que não é interessante em um treino com a intenção de perder lipídeos (gorduras), e ainda correndo risco a sua saúde, pois a frequência cardíaca pode ser muito alta podendo causar algum problema cardíaco devido à sobrecarga do treino.

O treino aeróbio deve ser planejado pelo seu professor de musculação, pois como já visto cada aluno tem um preparo físico diferente, mas o mais importante é fazer um treino em que o aluno saia da sua zona de conforto, ou seja, sempre dar um estímulo em cima de estímulo porque com o passar do treino você vai acostumando com o treino e já não vai mais ter evolução, por isso é recomendável trocar seu treino entre 6 a 8 semanas e também se não tiver um esforço maior você terá um gasto calórico muito baixo dificultando a perda de peso, mas sempre lembrado que não se deve chegar ao cansaço cardiorrespiratório onde levará a fadiga muscular, pois no treino aeróbio tem que ocorrer a degradação da glicose e lipídeos na presença do oxigênio, para o produto final ser ácido pirúvico. Então deve ocorrer um equilibrio nas trocas gasosas, mas sempre dando um estímulo para o coração aumentando a intensidade do exercício.

Vale uma dica, trabalhe sempre em um zona alvo que varia de uma porcentagem a outra porcentagem de sua frequência cardíaca máxima, pois nesta variação pode aumentar ou diminuir a frequência, assim quando você começar a sentir que irá entrar em fadiga muscular é só dinimuir a frequência cardíaca diminuindo a intensidade do treino aeróbio, assim que recuperar em uma intensidade mais baixa já pode aumentar novamente para conseguir um gasto calórico maior.

Estudos comprovam que quando mais intenso é o treino mais calorias irá gastar. Então fazer um treino aeróbio com variação de intensidade (intervalado) vai potencializar seu gasto calórico (como por exemplo, variar sua frequência cardíaca entre 50% a 75% da FCmáx) essa variação vai fazer seu coração trabalhar em várias frequências, bombeando mais sangue para seus músculos para levar mais nutrientes e com esse esforço de bombear mais sangue seu gasto calórico será muito maior do quê se você fizesse uma sequência linear (como por exemplo, manter 65% da FCmáx) ou seja um treino contínuo. Nunca esquecendo que o educador físico irá passar o treino ideal de acordo com seu condicionamento físico.

Quando você quiser eliminar gordura abdominal lembre que a palavra chave chama-se "Balanço Calórico", isso mesmo que você leu, vamos entender um pouco mais sobre o assunto.

Balanço calórico nada mais é que a diferença entre as calorias ingeridas por você em sua alimentação e as calorias gastas em suas atividades diárias como ir à academia, arrumar a casa, levar o cachorro para passear, etc. Então para você começar a pensar a emagrecer esse balanço calórico deve ser negativo, ou seja, deve queimar mais calorias do que ingere em sua alimentação, para ter uma alimentação saudável e fazer essa dieta hipocalórica procure um nutricionista para melhor orientar, pois uma dieta indiscriminada pode acarretar em problemas de saúde pela falta de algum nutriente. 


Então a receita é simples, faça um bom exercício aeróbico, faça muitas séries abdominais e uma boa alimentação para ter um balanço calórico negativo, com esta fórmula com certeza você conseguirá ter um abdômen que sempre sonhou.




Nenhum comentário:

Postar um comentário