DISCÓBOLO DE MIRÓN- SÍMBOLO DA EDUCAÇÃO FÍSICA

sábado, 29 de janeiro de 2011

Os perigos dos "Atletas de Verão"

Com a chegada da primavera, acontece uma mudança notável na população. E não é só o clima. As flores, a volta do calor, os corpos a mostra novamente. A primavera é a estação do ano que segue o inverno, onde cobrimos nossos corpos por um longo período. E quando chega a temporada que antecede o verão, é que todo mundo resolve correr atrás do prejuízo que o inverno deixou na balança. As academias, as praças e parques lotam de “atletas de verão”, aqueles que ficam sumidos durante o inverno. Muitos correm para nutricionistas na tentativa de conseguirem o milagre de perder alguns quilos extras. Porém, essa busca de emergência por estética pode ser muito prejudicial à saúde.

 Nesta época, ocorre o aumento do movimento nas academias com a proximidade do verão.  A busca pela boa forma nos últimos meses do ano pode trazer inúmeros problemas. Se a pessoa fica o ano todo no sedentarismo, e busca uma boa forma visado o verão, geralmente comete exageros na academia, podendo acarretar lesões tanto musculares quanto articulares.

 Atrás de resultados rápidos, os famosos atletas de verão acabam ganhando lesões e até agravando algum problema de saúde. Os tais atletas de verão são os que aparecem só a partir de outubro nas academias, querem um resultado rápido, querem um corpo definido, tudo isso em apenas três meses.

 As razões para os atletas abandonarem as academias são diversas. As mais comentadas pelos alunos são: falta de tempo, retomada das atividades acadêmicas e do trabalho depois das férias, e também a temperatura fria do inverno que desanima o pessoal de vir à academia. O movimento aumenta muito no verão nas academias de musculação, o que acaba ocorrendo é uma aglomeração de alunos onde muitas vezes o número de professores não é o bastante para aderir a este grande número de alunos o que é péssimo, pois alunos novos precisam de um melhor acompanhamento e orientação. Alguns alunos acabam se apaixonando pelo exercício e continuam para o resto da vida, aderindo aos benefícios que o exercício físico irá proporcionar para sua saúde, outros voltam só nas proximidades do próximo verão.

 Outros profissionais muito procurados nessa época são os nutricionistas. Pois muitas pessoas acabam recorrendo para dietas milagrosas que dura pouco período e dificilmente  atingem algum tipo de resultado, além de causar um sério risco a saúde, pois nestas dietas ,muitas vezes faltam nutrientes importantes para seu metabolismo como por exemplo cortar carboidratos da alimentação, essas dietas malucas que pessoas desorientadas inventam somente causam prejuízos a saúde, por isso para fazer uma dieta hipocalórica procure um nutricionista que é um profissional capacitado. 

Já para os professores de educação física a grande preocupação é com as lesões. Em geral a carga utilizada pelos iniciantes nos exercícios deve ser baixa, e manter eles o maior tempo possível no treino chamado de adaptação, pois nessa fase que se podem fortalecer as articulações e tendões, o que vai prevenir as lesões mais frequentes nos adeptos da musculação.

 O ideal é que as pessoas procurem tanto exercícios quanto o auxílio de médicos para uma melhora no condicionamento físico durante o ano inteiro, pois sempre é bom fazer uma avaliação médica para ver seu estado de saúde como, por exemplo, seu nível de colesterol, como anda seu coração, e também não deixar de fazer uma avaliação física para ver como esta seu desempenho nos treinos, para ver se seus objetivos estão sendo alcançados, recomenda-se uma avaliação a cada três meses e obrigatório a cada um ano. Assim, além de hábitos mais saudáveis, o atleta pode evitar passar o resto da estação com dores e lesões. Pouco tempo de malhação pode trazer uma melhora para a autoestima e tonificação muscular, mas não deixa de ser uma atitude ilusória. O atleta só chegará ao seu objetivo com dedicação. O ideal é que a pessoa tome gosto pelo esporte e fique na academia o ano todo, fazendo daquilo uma atividade cotidiana e saudável, daí sim a forma física vem naturalmente.

 Já as dietas malucas são um risco o ano inteiro. Brincar com nosso corpo através de dietas malucas, exercícios em excesso, passa fome, são fatores desencadeantes de um grande estresse para o corpo, resultando numa máquina desregulada. Portanto, cuidar do corpo é algo que precisa de cuidado e respeito. E buscar um profissional adequado para auxiliar cada caso, é uma demonstração de autoestima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário