DISCÓBOLO DE MIRÓN- SÍMBOLO DA EDUCAÇÃO FÍSICA

sábado, 29 de janeiro de 2011

A Verdade sobre os abdominais

A parede abdominal é feita de dois grupos musculares: três músculos laminares: o oblíquo interno, o oblíquo externo e o transverso se superpõem na parede anterolateral do tórax, com as fibras orientadas no sentido oposto ou pelo menos diferente. O segundo grupo de músculos é feito pelo reto abdominal e pelo piramidal que ficam no plano mediano. O reto abdômen é um músculo longo, o reto ocupa toda a região abdominal. Ele ajuda a comprimir o conteúdo (vísceras) do abdômen e ainda a parede abdominal. O músculo oblíquo externo está localizado no lado e na frente do abdômen e é o mais largo músculo da região. O oblíquo externo e interno fazem movimentos de rotação e inclinação da coluna vertebral e ajudam a trazer os ombros para frente. Juntos fazem a compressão dos componentes do abdômen ajudando no processo digestivo. Todos estes músculos estão localizados no centro do corpo humano e têm sido também centro de maior atenção por parte dos "malhadores" e de referência para a saúde.
Se você tem um abdômen cortado, malhado ou pelo contrário parece estar saindo de uma gravidez é importante entender o papel que o abdômen exerce no seu corpo. O abdômen é o responsável pela saúde de seus membros superiores e tórax. Eles lhe proporcionam boa postura e ainda ajuda no processo digestivo, respiração.
Enquanto está sentado em seu computador lendo este texto, seu abdômen está lhe ajudando a manter uma boa postura na cadeira. São os músculos abdominais que fazem total suporte para sustentar a região lombar de sua coluna, evitando estresse. Caso esteja com seu abdômen fraco, fatalmente terá tendência a cair pra frente gerando um estresse muito grande na região lombar. Quando fortalecemos nossos músculos abdominais estamos protegendo automaticamente nossa coluna, aumentando a flexibilidade, força nas costas e boa postura.
Existem muitas concepções erradas a respeito do abdômen e como desenvolvê-lo. Veja abaixo:
- Você vai precisar de equipamento especial para treiná-lo. Se você vê televisão provavelmente já viu comerciais prometendo produtos que vão deixar seu abdômen como um "tanque de lavar roupa". Na verdade, estes aparelhos exercitam mais seus quadris que seu abdômen e fazem com que utilize sua impulsão sem atingir o verdadeiro objetivo.
O fato é que o melhor abdominal pode ser feito mesmo sem maquinários. Tudo que vai precisar é um solo liso de preferência com um colchonete para proteger suas costas. Mas caso você não tenha prática em abdominais e queira utilizar aparelhos do tipo ab-trainer, poderá fazê-lo com a ajuda de seu professor de Educação Física. A função desses aparelhos é fazer com que o praticante não erre na postura. O suporte de cabeça vai evitar que sobrecarregue a coluna e o pescoço.

- O melhor abdominal é aquele do tipo militar, quando deitamos e colocamos os braços atrás da cabeça e pernas juntas à frente e com um impulso levantamos e grupamos o corpo assentado abraçando joelhos. Estes abdominais não são os melhores porque trabalham mais os flexores de quadril que os músculos abdominais. Na verdade a impulsão faz roubar a força que colocaria na flexão de tronco, no abdômen, para trazer os joelhos em direção ao peito. Ao tirarmos os ombros do chão, quem faz o trabalho para levantar são os quadris e os músculos da região lombar, que completam o trabalho. Além disso, as pessoas costumam colocar muito estresse desnecessário no pescoço ao colocar as mãos atrás do pescoço.
- Fazendo abdominais vamos remover a gordura da barriga. Abdominais sozinhos não vão conseguir remover a gordura da cintura. Os abdominais vão ajudá-lo a fortalecer e hipertrofiar os músculos do abdômen. E para conseguir retirar a camada de gordura que cobre o abdômen, vai precisar adicionar uma atividade aeróbica (a qual utiliza como prioridade de fonte energética, a gordura) e uma alimentação hipocalórica para remover o excesso de gordura desta região.
Para conseguir um abdômen definido você vai precisar treinar duro no mínimo três vezes por semana. Comece com um dia sim outro não e aos poucos vá aumentando o seu trabalho. O resultado do treinamento vai sofrer muitas alterações de acordo com sua disciplina no treinamento e também com sua alimentação. 
A parte aeróbica tem que estar presente na parte da definição de seu abdômen, e também fazer um treino de hipertrofia logo após conseguir queimar aqueles lipídeos indesejáveis, pois o seu abdômen é um músculo e para salientar em sua barriga deverá hipertrofia-lo, então a receita é simples, primeiro treino livre com séries bem elevadas junto com uma boa série de exercício aeróbico e depois fazer um treino de hipertrofia abdominal, não se esquecendo de uma deita balanceada contendo um acentuado de proteínas, moderado de carboidratos e pouquíssimos lipídios. Então bom treino.

Nenhum comentário:

Postar um comentário