DISCÓBOLO DE MIRÓN- SÍMBOLO DA EDUCAÇÃO FÍSICA

sábado, 29 de janeiro de 2011

Princípio da Supercompensação no Treinamento

Este princípio é dado através de um treinamento físico, alimentação e o tempo de recuperação adequado após seu treino, então podemos dividir este princípio em três partes:

Na primeira fase do treino, sempre deve dar um estímulo ao seu músculo e isso consegue através de treino com cargas e repetições variadas de acordo com o objetivo do atleta ou aluno, pois é nessa parte em que seu músculo está sendo catabolizado com micro lesões nas fibras musculares, o glicogênio está sendo depledado, então consideramos esta fase como a de gasto de energia.

A segunda e terceira partes do treino são:

Segunda parte é uma boa alimentação, pois seu corpo após o treino esta sedento por carboidratos, proteínas, etc. Então é a hora de atendermos esta solicitação e nos alimentarmos. O ideal é logo nos primeiros vinte minutos após o treino fazer uma suplementação de carboidratos e proteínas para seu músculo regenerar mais rapidamente a ação catabolizada do treino, segundo estudos neste momento depois do treino é onde suas células irão absorver melhor o conteúdo que for ingerido pelo atleta ou aluno.

A terceira parte é um descanso recorrente ao tipo de treino realizado, seja resistência, força ou outro treino. Respeitar o descanso é sinônimo de recuperação total e como consequência obter seus objetivos em seu treinamento. Nesta fase em que seus músculos estão sendo anabolizados, suas fibras musculares estão em recuperação após o estímulo do treinamento, e consequentemente repondo os estoques de glicogênio e adenosina trifosfato (ATP). Nunca esquecendo dentro da recuperação, as horas adequadas de sono entre 7 a 8 horas, estudos mostram que quando se esta dormindo acorre o maior nível de liberação do hormônio do crescimento (GH).

Então o princípio da supercompensação nada mais é que respeitar todas as etapas do treinamento, desde o estímulo até o próximo estímulo, isto não é nada mais do que um ciclo, mas não adianta querer pular etapas ou adianta-las, pois ai você poder entrar em estado de cansaço excessivo podendo chegar até em overtraining, não obtendo resultado nenhum, correndo o risco de graves lesões desta maneira prejudicando sua saúde.

Lembrando que em um treino de resistência muscular onde as cargas são muito leves a recuperação de 24 horas é excelente; já para um treino de hipertrofia onde cargas são mais elevadas são impostas, se deve ter um descanso entre 48 a 72 horas, este tempo recuperação também é valido para treinos de força máxima, força pura e de explosão; nos treinos aeróbios depende da intensidade que o aluno ou atleta vai desempenhar, pois se for uma atividade aeróbia de baixa intensidade e baixo volume, exemplo caminhar ou trotar em uma esteira ergométrica na academia por vinte minutos, uma recuperação de 24 horas é ideal para este aluno, já um atleta que corre uma maratona, a intensidade e o volume serão altos, neste caso o gasto de energia, o desgaste físico será extremamente alto assim como o desgaste cardiorrespiratório então uma recuperação entre 48 a 72 horas é melhor indicado.

Respeite os limites de seu corpo e siga sempre a risca o treinamento passado pelo professor de educação física, assim você terá seus objetivos alcançados e bons treinos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário